A Bíblia é um Livro Erótico




Sexo.
Tema polêmico na nossa sociedade. E coloca polêmico nisso! Principalmente se as palavras “sexo” e “cristianismo” estão na mesma conversa. Faz tempo que é pra eu postar esse texto aqui no LJ&RS. Já estava passando da hora de falarmos sobre sexo aqui.
O que? Você é daqueles que acham que crente não pode falar de sexo?
Muitos ficariam surpresos – e talvez até escandalizados – ao saber que biblicamente o cristianismo trata o sexo com naturalidade. Ainda vou mais além nessa revelação. Poucos enxergam isso, mas o cristianismo bíblico trata-se basicamente de... sexo!
Oi? Como assim? Que heresia é essa?



Ok. Antes de entrarmos nesse mérito, vamos onde a Bíblia primeiro fala de sexo.
E o sexo aparece já no primeiro capítulo da Bíblia. Gênesis 1:28.
“E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.”
Primeira coisa: Deus criou homem e mulher. Seres criados para relacionar.
Mais a frente um pouco (Gn 2:18) lemos que Deus disse: “Não é bom que o homem esteja só.” Deus criou homem e mulher de forma que se completassem emocional e fisicamente. E colocou neles órgãos reprodutores e deu uma ordem: “Crescei e multiplicai”.
Literalmente: “Façam sexo!”
Considerando tais textos, concluímos que Deus não só criou o sexo, como o abençoou. E também não o fez apenas para fins de reprodução, caso contrário não haveria prazer no ato.
Partindo daí, quebramos o primeiro paradigma: O ato sexual não é pecado.
Gênesis 1 e 2 falam MUITO sobre sexo, se você parar para refletir nesses textos. Aliás, isso desbanca a teoria de que o “fruto proibido” é um termo simbólico para o ato sexual e que o pecado teria entrado no mundo depois que Adão e Eva o experimentaram (sim, muita gente acredita nisso). Mas o pecado só entra no mundo – surpresa! – no capítulo 3... Bem depois do sexo!
Na sequencia: “Façamos o homem a nossa imagem” (Gn 1:26) “E criou Deus o homem à sua imagem: à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.” Gênesis 1:27
Antes de analisar esse texto, temos que ter em mente que Deus é um ser pleno em si mesmo e está acima de vários conceitos básicos nossos, como tempo e sexualidade. Mas o fato de homem e mulher serem imagens diferentes – física e psicologicamente – e AMBOS terem sido criados à imagem e semelhança de Deus diz muito dobre o Criador e também sobre sexualidade. É como se Deus tivesse distribuído aspectos do seu caráter entre homem e mulher.
Não me entenda mal, não estou dizendo que Deus é um ser hermafrodita, híbrido ou qualquer outra heresia do tipo. Não! Acontece que como eu já disse, Ele está ACIMA e ALÉM de qualquer dos nossos conceitos humanos – tanto os conceitos criados por nós mesmos quanto os que Ele colocou em nós. Ele não precisa ser homem ou mulher, nem precisa de sexo. Ele é pleno em seu ser e não precisa se satisfazer por que Ele é a satisfação. E não precisa de amor por que Ele É o amor.
Mas então por que criar homem E mulher? Por que não uma raça assexuada como os anjos?
Entendemos através da Bíblia que Deus é uma pessoa em três. Isso também diz muito sobre Ele. Diz por exemplo que Deus é relacionamento! Ao criar homens, mulheres, anjos e animais ele estendeu esse relacionamento pleno a outros seres vivos, criando uma rede onde todos dependem uns dos outros (com exceção dele próprio em seu ser – paradigma que ele quebrou ao se tornar um ser humano em Jesus) e todos esses dependem dele. Toda a Vida vem dEle e todo o amor vem dEle. E foi exatamente por isso que ele deu livre arbítrio aos seres racionais criados por ele, por que ele criou uma rede de relacionamentos e relacionamentos exigem espontaneidade e liberdade de escolha.
Fechando esse ciclo temos que Deus é um ser relacional e criou a todos dessa forma. Todos os tipos de relacionamento criados por ele – que envolvem o amor Eros, o amor filos, a família, as amizades e os casamentos – refletem seu caráter e dependem do seu Amor (Ágape) para existir.
Temos também que homem e mulher em todas as suas diferenças são ambos a imagem de Deus que se completa, e na sua forma mais intima e plena – o sexo – pode também gerar vida.

Prosseguindo, no capítulo 2 temos o processo de criação do homem e da mulher. Lendo o verso 7 – e todo o contexto bíblico – entendemos que Deus formou o homem do pó. Estudos dos textos bíblicos, versões, linguagens e teologia mostram que Deus literalmente esculpiu o homem do barro. E isso já quebra o nosso segundo paradigma: Deus moldou com as próprias mãos o homem INTEIRO. Inclusive os órgãos sexuais. Aliás, a relação paradoxal de repulsa que há na sociedade em relação aos órgãos sexuais não tem nenhuma base bíblica. Muito pelo contrário. Biblicamente, os órgãos sexuais são santos. Ou você acha que se órgãos sexuais fossem impuros, Deus escolheria como sinal de santificação do seu povo do Israel antigo a circuncisão - Um sinal feito no órgão sexual masculino?
Mais a frente no texto, nós lemos a curiosa criação da mulher. Aqui vemos novamente e de forma ainda mais explícita o aspecto relacional de Deus. Quando surge então o ser que completa no homem o caráter divino – a mulher – temos outro conceito importantíssimo.
A mulher é “carne da minha carne”, foi o que Adão disse (Gn 2:23). E ambos se unem novamente, no casamento, em “uma só carne”. É um processo de aprendizado e de DEPENDÊNCIA um do outro. É a figura de um relacionamento que deve ser completo, onde nenhuma das partes é superior à outra. Quando Paulo diz em Efésios 5:22: “Mulheres, sede submissas aos seus maridos”, ele não está apresentando nenhuma visão machista. Se você continuar lendo o texto, no verso 25 ele diz “Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a Igreja e se entregou por ela”. Ele se ENTREGOU, MORREU por ela! Paulo com esse texto, ou Moisés em Genesis com a mulher saída da costela, não estão falando de submissão da mulher ao homem. Eles estão falando de submissão mútua! E nisso está incluído o sexo!
Sexualmente, um deve satisfazer ao outro e não a si mesmo. O prazer do sexo bíblico não está em satisfazer a si mesmo, mas sim ao seu parceiro sexual. Aliás é exatamente sobre isso que Paulo está falando em I Coríntios 7: 3 e 4 – “O marido deve cumprir os seus deveres conjugais para com a sua mulher, e da mesma forma a mulher para com o seu marido. A mulher não tem autoridade sobre o seu próprio corpo, mas sim o marido. Da mesma forma, o marido não tem autoridade sobre o seu próprio corpo, mas sim a mulher.”

Ok. Até agora falamos sobre como o sexo é bom, que sexo não é pecado, que foi criado por Deus (Aliás, é importante citar que o sexo está na nossa natureza, o desejo sexual é natural). Mas no parágrafo anterior a coisa começou a ficar menos no “Oba Oba”. É aqui que começamos a entender que Deus estabeleceu SIM um limite para o sexo.
Voltando a Gênesis 2, temos uma sequencia interessantíssima nos últimos versos do capítulo.
“Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne. E ambos estavam nus, o homem e a sua mulher; e não se envergonhavam". Gênesis 2:24-25
Vamos começar do verso 25 antes de analisarmos o 24: Depois do casamento o sexo não deve ser um tabu, ou motivo de segredos e vergonha.
Mas o crucial aqui está no verso 24.
Quando a Bíblia diz “uma só carne” ela está falando exatamente sobre sexo. E está falando exatamente sobre casamento.
Isso nos leva ao conceito básico, a grosso modo “sexo = casamento”. Nem é preciso ir muito longe. Analisemos os casamentos bíblicos. Gênesis 24:67.
Ali relata o casamento de Isaque e Rebeca. Mas espere! Não tem festa! Não tem nenhum sacerdote celebrando o casamento! Isaque levou Rebeca à tenda da sua mãe e ali ele a tomou por mulher. Eles fizeram sexo e estavam casados! Esse é o conceito bíblico de casamento!
Quer mais uma prova que “uma só carne = sexo”?
“Vocês não sabem que aquele que se une a uma prostituta é um corpo com ela? Pois, como está escrito: ‘Os dois serão uma só carne’".  1 Coríntios 6:16

Sexo.

Aliás, os capítulos 6 e 7 de Coríntios falam MUITO sobre sexo. E não só isso, como apresenta o principal conceito sexual bíblico. Ele compara a relação de Cristo com a Igreja com o ato sexual.
Outros textos bíblicos também fazem isso. Apocalipse (o Simbolismo mulher-igreja, Cristo-noivo), A parábola das dez Virgens, dentre outros.
A Bíblia também compara a Igreja corrompida, a Igreja falsa com uma prostituta. Uma mulher que vende seu corpo a homens que não são dignos dela e se torna uma só carne com todos eles.
Por isso o título deste texto. Por isso eu disse que TODA a Bíblia e o cristianismo se resumem a sexo. TODA a bíblia trata da relação de Cristo com a Igreja, e essa é uma relação como a de marido e mulher: Tão plena quanto o amor sentido e vivido e tão íntima quanto o ato sexual.
A consciência desse fato nos leva a entender por que uma das criações de Deus mais atacadas pelo Diabo é o sexo. E ele usa as maneiras mais sórdidas e sujas para deturpar uma das mais belas criações de Deus.
Sim! O sexo é um dos maiores presentes que Deus nos deu! Tanto o prazer quanto os frutos que tal prazer pode gerar. É um prazer que fortalece a relação entre duas pessoas e pode inclusive gerar mais vida.
Mas existe um referencial. Existe uma ordem para as coisas e essa ordem está lá em Gênesis 2:24.
“Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe”.
Esse “deixar” implica independência COMPLETA dos pais. Emocional, física e financeira.
Estamos falando de deixar os pais em todos esses aspectos e unir-se a sua mulher em TODOS esses aspectos!
E ENTÃO tornam-se os dois uma só carne.
A plenitude do ser humano criado à imagem de Deus. O casamento, o sexo.

E é por causa da santidade desse ato que Deus o usa para exemplificar a relação de Cristo com a Igreja. Por isso há um livro INTEIRO na Bíblia sobre amor entre homem e mulher. E nesse livro – Cantares de Salomão ou Cântico dos Cânticos – o autor faz questão de frisar por três vezes um conselho interessante.
“Conjuro-vos, ó filhas de Jerusalém, pelas gazelas e cervas do campo, que não acordeis nem desperteis o amor, até que este o queira." Cânticos 2:7, 3:5 e 8:4.

Um Casamento se consuma no sexo. E o sexo torna duas pessoas uma só carne. O sexo é santo, é sublime. O sexo é uma das imagens do amor de Deus. O sexo envolve o corpo e o corpo é Templo do Espírito Santo.

Eu poderia discorrer ainda mais sobre todas as questões que isso envolve, mas depois de tamanho papo sobre sexo, seria subestimar a inteligência de vocês, leitores, explicar e detalhar questões óbvias e clássicas sobre Bíblia, Sexo e Sexualidade.
Afinal, para bons entendedores do século XXI, não precisa ser explícito. Insinuações provocantes bastam.

Comentários

  1. Séquissu, absurdo, AHUAHUAHUHU minha professora de história, fala que o fruto proibido é simbolismo do séxo = todos os horários sendo ocupados por uma discussão minha e dela, onde eu winnei na face dela.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Sopro e Fumaça: Avicii se foi, mas deixou um pouco de Eclesiastes em sua música

Religião no Facebook??